Cultura da infância: escutar o aluno para planejar com sentido
- carolinereis208
- 30 de abr.
- 1 min de leitura
Muito se fala sobre metodologias ativas, mas será que temos sido verdadeiramente ativos na escuta das crianças?

Planejar com sentido exige que o educador vá além dos objetivos curriculares e mergulhe naquilo que mobiliza, encanta e inquieta os alunos. A cultura da infância nos convida a olhar a criança como produtora de cultura, e não apenas como destinatária de saberes. Para isso, escutar é mais do que ouvir: é dar valor ao que é dito — e também ao que é silenciado.
Experimente iniciar a próxima semana com rodas de conversa espontâneas ou registros visuais do que as crianças estão vivenciando. Observe os temas recorrentes nas brincadeiras, nos desenhos, nos comentários do cotidiano. A partir dessas pistas, nasce um planejamento que respeita o tempo da infância e conecta o currículo à vida real.
Educar é um ato de presença — e escutar, um gesto de respeito. Que tal começar sua próxima sequência pedagógica a partir da escuta?
Porque quando o planejamento nasce da criança, ele floresce na aprendizagem.

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