Sustentabilidade na Prática Escolar - Construindo Escolas Sustentáveis: por que isso importa e como começar
- carolinereis208
- 18 de ago.
- 1 min de leitura
Em um mundo cada vez mais afetado por mudanças climáticas, eventos extremos e desigualdades socioambientais, é urgente que nossas escolas se tornem ambientes protagonistas na formação de cidadãos conscientes e engajados. A sustentabilidade, quando integrada ao espaço escolar, não só amplia o sentido da educação, mas também transforma a comunidade.
Por que investir em sustentabilidade na escola?
Promove consciência ecológica e atitudes responsáveis entre alunos e educadores.
Estimula o aprendizado interdisciplinar, conectando temas como meio ambiente, saúde, cidadania e cultura.
Fortalece laços comunitários ao envolver famílias, gestores e produtores locais em projetos concretos.
Fomenta práticas inspiradoras, como hortas escolares, reciclagem criativa e alimentação saudável.
Como colocar isso em ação na sua escola?
Identifique temas locais — como reciclagem, água, hortas ou alimentação saudável — e insira-os nas aulas de forma interdisciplinar.
Incentive projetos cocriados com a comunidade escolar, envolvendo estudantes, famílias e parceiros da região.
Use a infraestrutura escolar como espaço educativo, por exemplo com hortas, compostagem, ou cantinhos de sustentabilidade.
Promova debates que conectem a realidade local às grandes agendas globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Um excelente exemplo de aplicação prática vem da UNESCO, que promove no Brasil a Educação para o Desenvolvimento Sustentável por meio de guias pedagógicos, jogos e materiais didáticos. Esses recursos ajudam professores a integrar temas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma lúdica, significativa e alinhada ao currículo escolar. O material reúne ainda cartas de atividades e orientações que apoiam escolas e redes de ensino na incorporação de uma cultura sustentável no dia a dia. Para conhecer e acessar todos esses recursos gratuitamente, visite: https://www.unesco.org/pt/node/99531

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