SUÍÇA – BRASIL:
200 ANOS DE IMIGRAÇÃO
Em 2019 a imigração suíça no Brasil completou 200 anos e vimos a possibilidade de desenvolver uma ação cultural para divulgar esta fascinante história. Elaboramos então um projeto, dividido em livro, exposição fotográfica digital e apresentações culturais, com o intuito de dialogar sobre as histórias relacionadas a este movimento migratório, bem como a presença e influência suíça no nosso país, ao longo do tempo.
Para a realização deste projeto contamos com o patrocínio da Casa Suíça, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da EBP. Esta iniciativa, lançada em 2021, serviu como mais um instrumento de aproximação e amizade nas relações entre Brasil e Suíça.
A PUBLICAÇÃO
O livro, produto principal do projeto cultural, contou com 200 páginas que trouxeram informações sobre o movimento migratório principal de suíços para o Brasil, a partir do século XIX, e abordou histórias relacionadas à presença deste grupo, em diferentes regiões do país, ao longo dos séculos.
AS APRESENTAÇÕES CULTURAIS
Escolas e entidades culturais dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro receberam nossa equipe para conversar sobre o projeto cultural desenvolvido. Na ocasião, professores e estudantes puderam participar de dinâmicas colaborativas e dialogar com a equipe editorial sobre os principais temas abordados na obra, além de receberem a doação dos livros, distribuídos gratuitamente, pela nossa proposta.
O conteúdo destas apresentações culturais está disponibilizado gratuitamente na Youtube e possui a tradução por um Intérprete de Libras, visando a acessibilidade de portadores de necessidades especiais visuais.
A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DIGITAL
Composta por 20 ampliações, a exposição apresenta informações sobre a presença de suíços e seus descendentes no Brasil, do século XVI aos dias de hoje, e exibe a história das principais colônias suíças no nosso país e de alguns personagens relacionados a este movimento migratório.
A PUBLICAÇÃO ACESSÍVEL
(FORMATO DAISY)
O livro possui uma versão digital que pode ser processada por sistemas de leitura e ampliação de tela (formato Daisy), visando a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais auditivas.