top of page

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE PERNAMBUCO – RUMO AOS 200 ANOS

“Associação Comercial de Pernambuco – Rumo aos 200 anos” é uma ação cultural formada pela publicação de um livro, a produção de uma exposição fotográfica digital e a realização de apresentações culturais, com o objetivo de divulgar a história empresarial pernambucana e ressaltar o papel do setor comercial para o crescimento e bem-estar da população local e do Nordeste, destacando como a trajetória de quase 200 anos da ACP, está entrelaçada com o desenvolvimento desse setor.

 

A ação foi desenvolvida pela editora Bela Vista Cultural e contou com o patrocínio da Pernambucanas e Banco do Nordeste, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

A PUBLICAÇÃO

O livro tem o objetivo de apresentar a história da Associação Comercial de Pernambuco - ACP que, fundada em 1839, é a segunda associação comercial mais antiga do Brasil, tendo recebido figuras ilustres como D. Pedro II e Joaquim Nabuco, dentre outros convidados, além de notabilizar-se como a guardiã de quadros, vitrais, detalhes arquitetônicos e uma coleção de livros e jornais que revelam o protagonismo da economia do estado. A obra também busca contar a trajetória econômica pernambucana e atesta como esta esteve, ao longo dos séculos, entrelaçada com a memória da instituição.

A publicação tem início com a história do Brasil Colônia, abordando a ocupação do litoral, as fundações de Olinda e Recife, as fazendas produtoras de açúcar, a presença dos holandeses em Pernambuco e as revoltas que se seguiram a este período. No Período Imperial, quando ocorre a fundação da ACP, a publicação mostra os comerciantes se organizando e como a entidade se consolidou de 1866 até 1904, enquanto recebia visitas históricas como a de Dom Pedro II, em 1859 e em 1872.

A virada do século, de 1905 a 1939, também ganha destaque na obra, seguida de informações sobre a importância estratégica do Porto de Recife, as questões sobre Transporte e Abastecimento, a Política Tributária, a instalação do Complexo Industrial Portuário de Suape, o sesquicentenário, o tombamento do prédio histórico e uma linha do tempo, que ressalta os principais eventos em quase dois séculos de história.

AS APRESENTAÇÕES CULTURAIS

Instituições culturais e educacionais do estado de Pernambuco estão tendo a oportunidade de receber as palestras realizadas pelo projeto, nas quais a equipe editorial conversa com professores, estudantes e com a população sobre o tema. Em complemento a esta ação, está ocorrendo a distribuição de exemplares do livro para escolas, bibliotecas e entidades culturais.

 

O conteúdo destas apresentações culturais está disponibilizado gratuitamente no Youtube e possui a tradução por um Intérprete de Libras, visando a acessibilidade de portadores de necessidades especiais auditivas.

A CARTILHA PEDAGÓGICA

O projeto cultural disponibilizou para professores, coordenadores e diretores das escolas contempladas, um material elaborado por uma docente contratada pela proposta, com sugestões de aplicação do conteúdo em sala de aula, visando sua utilização em atividades cotidianas.

A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DIGITAL

Disponibilizada gratuitamente a toda a população pela plataforma Artsteps, a mostra digital buscou complementar os conteúdos abordados no livro, destacando as imagens utilizadas na obra.

A PUBLICAÇÃO ACESSÍVEL
(AUDIOBOOK)

O livro possui uma versão em formato de áudio, visando a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais visuais.

bottom of page